sexta-feira, 20 de maio de 2011

Uma reflexão importante...

Sabe o sofrimento de uma mãe quando seu filho deixa de lhe dar ouvidos porque descobre que no mundo existem milhares de pessoas que sabem mais que ela? Depois de ser a única na sua vida por tanto tempo, começa a ser a última a quem você dá ouvidos. As coisas que outros dizem ou o que você lê nos livros fazem muito mais sentido pra você do que aquilo que sua mãe lhe diz. Mas não era ela quem te ensinava tudo até aqui? Não era ela o seu mundo? De uma hora para outra, num intervalo de tempo que ninguém notou, você começa a se achar muito mais sábio, e passa a querer ensiná-la, tratando-a como se ela fosse a imatura agora. Ou como se ela sempre tivesse sido a imatura e como se você tivesse perdido tanto tempo acreditando em suas “bobagens”. De fato, a mãe não sabe de todas as coisas como imaginamos quando pequenos. Mas descobrir verdades, conhecer pessoas e lugares novos, ter contanto com teorias, novas experiências, não nos dá o direito de desfazer daquela que foi nosso mundo por tanto tempo. Talvez você não saiba lidar com a situação e acabe reagindo da pior maneira. Mas, o fato é que ser mãe é ser iludida. Ponha-se no lugar dela por um instante e veja o quanto é difícil passar por essa mudança: você tem alguém todo seu e cada dia que passa ele parece depender mais e mais de você, daí quando você se acostuma com isso e praticamente se entrega por inteiro, subitamente essa pessoa se rouba de você e diz: eu sou de mim mesmo, eu sou de outros, não sou mais seu, não tenho parte contigo. A mãe cai da primeira para a última posição. A relação que antes era de confiança, passa a ser de rebelião. Perceba o quanto deve ser difícil para sua mãe também e tente entender se ela reagir da pior maneira. Mas, mesmo que ela contorne a situação e tente manter o equilíbrio, não desconsidere que ela sofre.
Não sei quantos vão entender essa reflexão, está um pouco bagunçada, mas é profunda. É uma idéia absolutamente nova pra mim, pelo menos na intensidade com que me veio à mente hoje. É mais pra mim mesmo do que pra qualquer outra pessoa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário