segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A viagem importante de Darwin

Em agosto de 1831, com apenas 22 anos, Darwin foi indicado para partir numa expedição com a incumbência de fazer o mapa cartográfico do extremo sul da América do Sul, a serviço do governo. Quem o indicou - um grande amigo e professor - disse que não fazia a menor ideia de quanto lhe pagariam e afirmou que a viagem duraria dois anos.
Darwin ficou muito entusiasmado com a idéia. Apesar de ser teólogo, dedicava sua vida à pesquisa da natureza. Só que naquela época os jovens não podiam fazer nada sem o consentimento de seus pais. Depois de muito vaivém, seu pai permitiu a viagem e ainda teve que prover-lhe os custos.
Quanto ao salário, soube-se depois que não havia qualquer honorário previsto para o pesquisador.
O navio era da Marinha e se chamava H.M.S Beagle. Partiu em 27 de dezembro de 1831 e só voltou para a Inglaterra em outubro de 1836. Os dois anos inicialmente previstos transformaram-se, portanto, em cinco. É que a viagem à América do Sul acabou se transformando numa volta ao mundo. E estamos falando aqui da que é considerada a mais importante viagem de pesquisa realizada em tempos mais modernos. O próprio Darwin se referiu à viagem com o Beagle como o acontecimento realmente mais importante de toda a sua vida.
Quando voltou para casa, aos 27 anos, já era um pesquisador famoso. E dentro de si já havia a clara noção daquilo que viria ser a sua teoria da evolução.

Um comentário:

  1. Ouvi, certa vez, uma história de um senhor que fazia da atarvessia de pessoas, em seu barco a remo, um meio de sustento. Ele trazia consigo palavras distintas escritas em cada um dos seus remos. Um de seus "passageiros", curioso, quis saber o significado de tais palavras e o simpático autor respondeu da seguinte maneira: parando no meio do curso, passou a remar com apenas um dos remos. O barco passou então a girar em círculos. A mesma coisa aconteceu quando parou e utilizou o outro, mudando a penas o sentido do giro. O referido barco só seguiu quando o experiente remador usou os dois instrumentos ao mesmo tempo que dizia ao viajante que uma das palavras escritas significava acreditar e a outra, agir. Na vida há momentos que são cruciais esse dois "pilares" (acreditar e agir). Darwin acreditou na importância desta excursão e se lançou. O resultado não poderia ser diferente, principalmente (ou exclusivamente) quando estamos bem intencionados. Faço esse comentário fazendo um paralelo com a sua viagem. Que sejas muuuito feliz, de coração!!!

    ResponderExcluir